
Imunidade e controlo de doenças
Imunidade
A imunidade é a proteção e o combate às doenças, mais especificamente às doenças infeciosas. O conjunto de moléculas, células, tecidos e órgãos com as responsabilidade de intervir na resistência às infeções é chamada de sistema imunitário.
A sua principal e mais importante função é prevenir e erradicar a infeção, ou seja, prevenir a entrada e o desenvolvimento de microrganismos ou agentes infeciosos num ser vivo.
Podemos considerar dois grandes grupos de agentes infeciosos:
Subcelulares- Priões e vírus.
Celulares- Bactérias, protozoários, fungos e animais parasitas.
Destes, os vírus e as bactérias são responsáveis pela maior parte das doenças infeciosas que nos afeta, muitas delas sendo graves e até mesmo mortais para o ser humano.
A imunidade pode dividir-se em imunidade inata ou imunidade não específica, e em imunidade adquirida ou imunidade específica.
Na imunidade inata o organismo irá reconhecer e destruir os agentes estranhos ou patogénicos, porém a resposta irá ser sempre a mesma em cada exposição. Já na imunidade adquirida, o organismo também irá reconhecer e destruir agentes estranhos ou patogénicos, porém a resposta irá aumentar cada vez que ocorrer uma nova exposição ao mesmo agente
Constituintes do sistema imunitário
As principais células especializadas do sistema imunitário são os leucócitos - fagócitos e linfócitos. Estas células têm origem na medula óssea vermelha.
Leucócito- Fagocita microrganismos e outros agentes patogénicos. ele é dos primeiros leucócitos a chegar ao local com a infeção.
Eosinófilo- Vai atuar sobre agentes patogénicos marcados com anticorpos, libertando assim enzimas citotóxicas e/ou fazendo a fagocitose.
Basófilo- Liberta histamina e outros mediadores químicos que irão promover a inflamação.
Linfócito- Produz anticorpos e mediadores químicos que irão atuar sobre os agentes patogénicos específicos, células estranhas ou células anormais do próprio organismo.
Monócito- Irá sair dos vasos sanguíneos, entrar nos tecidos e transformar-se em macrófago, sendo uma das mais importantes células fagocitárias.