
Princípios Mendelianos e Teoria Cromossómica da Hereditariedade
Lei da Segregação Fatorial (1ª Lei de Mendel)
- Após um organismo produzir gâmetas, os alelos estão separados de tal maneira, que cada gâmeta acaba por receber apenas um dos elementos de cada par de alelos.
Lei da Segregação Independente (2ª Lei de Mendel)
- Durante a formação dos gâmetas, alguns alelos de genes diferentes irão ser segregados de forma independente da segregação dos alelos de outro gene.
Teoria Cromossómica da Hereditariedade
1º- Os genes estão localizados nos cromossomas.
2º- Os cromossomas ligam-se formando pares de cromossomas. Em cada um destes pares, um irá ter origem paterna e o outro origem materna.
3º- O genótipo de um indivíduo, para um certa característica, é constituído por dois alelos. Isto ocorre devido ao facto de que cada cromossoma possui no mesmo locus um alelo para essa característica.
4º- Enquanto ocorre a meiose, acontece a separação dos cromossomas homólogos, que irão ser transmitidos separadamente para cada um dos gâmetas. Assim conseguimos verificar a segregação dos alelos.
5º- A segregação independente dos alelos que se localizam em cromossomas diferentes existe devido ao facto de cada gâmeta conseguir ser portador de qualquer combinação de cromossomas, dado que a distribuição dos cromossomas de um determinado par pelos gâmetas é independente da distribuição dos cromossomas de outro par.
6º- A fecundação é responsável por conseguir permitir que cada gene volte a estar representado por dois alelos, já que voltam a existir pares de cromossomas homólogos.