
Património genético


Transmissão de características hereditárias
Durante vários anos, tentaram haver diversas explicações empíricas para tentar explicar a forma como as características hereditárias são transmitidas. Porém, os primeiros trabalhos rigorosos, que realmente tinham uma explicação plausível sobre o modo como as características hereditárias eram transmissíveis, foram realizados por Gregor Johann Mendel.
Os estudos realizados por Mendel foram feitos através de ervilhas. E Mendel decidiu escolher esta planta, pois elas apresentavam um conjunto específico de características que eram precisas para os seus estudos.
Estas características seriam:
- Apresentavam um conjunto de características bem diferenciadas e constantes;
- São facilmente cultiváveis, originando vários descendentes em um pouco tempo;
- As flores possuem estames (órgãos sexuais masculinos) e carpelos (órgãos sexuais femininos), permitindo a autopolinizção;
- A fecundação pode ser realizada de forma controlada, ou seja, pode efetuar-se polinizção cruzada.
Mendel ao iniciar o seu trabalho, teve o cuidado de utilizar linhas puras, ou seja, plantas que quando são autopolonizadas, originam uma descendência igual entre si e aos seus progenitores. E para Mendel conseguir essas linhas puras, ele precisava de cruzar ervilhas idênticas a uma determinada característica durante várias gerações, e acabava por eliminar aquelas que surgiam com uma vriação a essa característica.