Monoibridismo e segragação fatorial

Monoibridismo e segregação fatorial

Após Mendel obter linhas puras, ele decidiu efetuar cruzamentos parentais, ou seja, decidiu fazer cruzamentos entre indivíduos de linhas puras mas em cada indivíduo que fizesse parte do cruzamento, apresentava uma forma antagónica para a característica que estaria a ser estuada.


Mendel decidiu começar por cruzar indivíduos de uma geração parental (designados de geração P), que eram linhas puras, porém apresentavam características antagónicas (corola púrpura vs. corola branca). Estes estudos foram todos feitos de forma controlada, recorrendo à polinização cruzada, e desta forma Mendel conseguiu garantir que a autopolinização não ocorresse.


As plantas resultantes do seu primeiro cruzamento apresentaram todas flores de corola púrpura, fazendo com que todas as características de corola branca tivessem desaparecido. Esta primeira geração filial, é normalmente designada por F1, geração F1, ou híbridos da primeira geração.


Mendel ao conseguir fazer com que as sementes das geração F1 dessem origem a plantas adultas, que se autopoloninizarão, conseguiu obter uma geração F2, onde se produziram 929 plantas, sendo que algumas tinham flores púrpuras e outras tinham flores brancas. Mendel verificou que de todas as plantas obtidas em F2, 705 possuíam flores de corola púrpura e as outras 224 apresentavam flores de corola branca. Foi então calculado a proporção das duas classes de flores, e concluiu que a sua relação era de aproximadamente 3:1, e foi conseguindo obter um padrão semelhante ao que foi descrito para as características "cor da corola" relativamente às restantes características estudadas.


Para todas as características estudadas, foi verificado que:

- Existe uma uniformidade nos híbridos da primeira geração, onde se manifestam apenas uma característica de um dos progenitores;

- Na geração F2, ambas as variantes surgem na descendência numa proporção de 3 para 1.

*nota importante*

Modelo explicativo de Mendel dos resultados obtidos

- Existem dois fatores alternativos (ou variantes) que informam para cada característica;

- Para cada característica, dois fatores são herdados por um organismo, um de cada progenitor;

- Se os dois fatores forem antagónicos, um deles será dominante e vai ser totalmente responsável pelo aspeto manifestado, enquanto que o outro será recessivo, e não irá interferir na aparência do indivíduo;

- Durante a  formação dos gâmetas, os fatores irão separar-se. de modo a que cada gâmeta contenha apenas um fator de cada par - Lei da Segregação Fatorial, ou, Primeira Lei de Mendel.


Os trabalhos de Mendel com o monoibridismo

Na época Mendel não teve os seus trabalhados tão reconhecidos, porém as suas pesquisas acabaram por se revelar como o pilar de uma nova ciência.

Genética- Ramo da ciência que se dedica ao estudo da hereditariedade, ou seja, da transmissão de características de uma geração para as seguintes e das variações hereditárias.

Genes- Segmentos do DNA, responsável pela transmissão de características ao longo das gerações.

Gene alelo ou Alelo- Formas alternativas dos genes.

Genótipo- Conjunto de genes responsáveis por um determinado carácter.

Fenótipo- Carácter observável expresso por um determinado genótipo, característica visual.


 Convencionou-se que, para uma determinada característica, os fatores dominantes são representados por uma letra maiúscula do alfabeto, já os fatores recessivos são representados por uma letra minúscula.

 A localização física do gene é designada locus. Assim, por exemplo, a característica "cor da corola" é determinada por dois alelos que se encontram num mesmo local correspondente em cromossomas homólogos.


 Atualmente os resultados de Mendel são interpretados da seguinte maneira:

- Cada indivíduo de geração parental, sendo linhas puras, apresentam um genótipo formado por dois alelos iguais para uma determinada característica (PP ou pp para o caso da corola das flores), chamando-se assim homozigóticos para essa característica.

- Ao serem formados gâmetas, cada um dos progenitores, por ser homozigótico para esta característica, apenas pode formar gâmetas com um tipo de alelo (P no caso das plantas com flores de corola púrpura e p no caso de plantas com flores de corola branca).

- A união dos gâmetas da geração parental leva a uma formação de indivíduos que constituem a geração F1, os quais constituem dois alelos diferentes para a característica considerada (Pp), chamando assim heterozigóticos.

- Indivíduos heterozigóticos, híbridos da primeira geração. originam gâmeta que são portadores do alelo P e outros que são portadores do alelo p.

Os trabalhos de Mendel com o monoibridismo - 1ª Lei de Mendel

 Na formação dos gâmetas, cada gâmeta recebe apenas um dos dois alelos do genótipo.  Para facilitar a visualização das combinações possíveis de gâmetas, é utilizado um diagrama designado xadrez de Mendel.

 Acontecimentos como a união de dois gâmetas, assim como o conjunto de genes que cada um deles recebe durante a meiose, são fenómenos que podem acontecer por acaso. Assim, só se podem prever proporções dos diferentes tipo de indivíduos na gerações seguintes, com base no cálculo de probabilidade.

 Na geração F2 podem surgir indivíduos com o mesmo fenótipo (corola púrpura), mas que podem ter dois gâmetas diferentes (PP ou pp), pois o alelo P sendo dominante e ao estar presente, é o único que se manifesta.

Cruzamento-teste ou retrocruzamento - Teste à segregação fatorial

 Assim como os princípios de Mendel previam, entre as ervilhas que apresentam o fenótipo corola púrpura, podem também existir fenótipos diferentes. Assim, no sentido de determinar o genótipo de uma planta que apresenta a característica dominante  (corola púrpura), é preciso cruzar algumas dessas ervilheiras com corola púrpura (de genótipo desconhecido) com ervilheiras de corola branca (homozigóticas recessivas).


Com a realização deste tipo de cruzamento seguido da análise das características manifestadas na descendência, permite determinar p genótipo dos outros progenitores.

Nas situações consideradas, os indivíduos de linhas puras recessivos, apenas conseguem produzir gâmetas portadores do alelo recessivo p. Porém, os progenitores que apresentam corola púrpura, podem ser homozigóticos como podem ser heterozigóticos.


Então, pode se que concluir, que a utilização de indivíduos homozigóticos recessivos permite que se manifestem os alelos presentes em indivíduos que apresentem o fenótipo dominante e assim se consegue determinar o seu genótipo.

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