manipulação da fertilidade humana

Manipulação da fertilidade humana

A contraceção consiste no uso de métodos que permitem evitar uma gravidez.

Contraceção hormonal- Pílulas, anel vaginal, adesivo transdérmico, progestativo injetável, implante subcutâneo.

Contraceção intrauterina- SIU, DIU.

Métodos de barreira- Preservativo masculino, preservativo feminino.

Métodos naturais- Métodos baseados na predição do período fértil.

Contraceção definitiva- Laquação tubárica, vasectomia.

Contraceção hormonal combinada (CHC) e contraceção progestativa (CHP)

A combinação hormonal combinada bloqueia a ovulação e consiste na associação de estrogénios e progestativos. O progestativo é o principal responsável pelo efeito contracetivo e o estrogénio pelo controlo do ciclo.

A contraceção hormonal progestativa não utiliza estrogénio e pode ser administrada por via oral (pílula diária, sem interrupção), por injeção trimestral ou através de implante subcutâneo, com duração de três anos.

Contraceção intrauterina

Os contracetivos intrauterinos são métodos de elevada eficácia, de longa duração (3 a 10 anos), e com efeitos indesejáveis reduzidos. Estes dispositivos deverão ser inseridos e retirados por profissionais, estando sujeitos a revisões médicas periódicas.

Estes dispositivos impedem também a penetração dos espermatozoides no útero.

Métodos de barreira

Os principais métodos de barreira são os preservativos masculinos e femininos. A sua função é impedir o encontro dos gâmetas. Em ambos os casos, é necessário colocar o dispositivo antes do coito e utilizá-lo uma única vez.

O preservativo masculino é uma fina membrana normalmente feita de látex, enquanto que o feminino consiste numa membrana de poliuretano. 

Métodos naturais

Método do calendário- Tem em conta o tempo de sobrevivência dos gâmetas para determinar o período fértil. Considerando a duração dos ciclos menstruais anteriores, pode calcular-se o período fértil, por subtração de 11 dias ao ciclo mais longo e 18 dias ao ciclo mais curto.

Método dos dias standard- Define o período fértil do 8º ao 19º dia do ciclo, o que dá um período de abstinência de 12 dias.

Método da temperatura basal- Este método consiste na medição diária da temperatura, utilizando sempre o mesmo local. A medição deverá sempre ser feita ao acordar e registada num gráfico.

Contraceção definitiva

Resulta num impedimento permanente da libertação de gâmetas e pode ser efetuada no homem (vasectomia) ou na mulher (laqueação tubária).

Vasectomia- É um processo cirúrgico simples e rápido que consiste no corte dos canais deferentes, de forma a impedir que os espermatozoides passem para a uretra.

Laqueação tubária- Consiste em cauterizar ou amarrar uma secção das trompas de falópio, de forma a impedir que os óvulos cheguem ao útero.

Contraceção de emergência


Este é o único método que é utilizado após a relação sexual. Embora não seja um método contracetivo de uso regular, é utilizado num acidente de ocorrer uma relação sexual sem uso de proteção ou até num caso de violação.

Em Portugal, existem três métodos de contraceção de emergência, sendo estes o recurso DIU, o contracetivo oral de acetato de ulipristal e o progestativo oral.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora