Desequilíbrios e doenças

Desequilíbrios e doenças

  Podem existir várias condições médicas que acabam por ocorrer pelo mal funcionamento do sistema imunitário, assim como hipersensibilidades, doenças autoimunes e imunodeficiências. Estas condições variam no nível de severidade para o organismo, sendo as menos graves as mais comuns de se obter, e as mais graves as mais raras.

Alergias

 Nas reações de hipersensibilidade, o antigénio é chamado de alergénio, e estas ocorrem quando numa segunda ou subsequente exposição ao mesmo alergénio, a resposta imunitária é exacerbada. Podemos classificar as hipersensibilidades de várias maneiras, como por exemplo, com o tempo de surgimento dos sintomas após a exposição do organismo ao alergénio, podemos classificar de imediatas e retardadas


Reações de hipersensibilidade imediata- São desencadeadas pela ligação de um tipo de anticorpos com os alergénios. Aqui, os sintomas têm tendência a aparecer quase de imediato. Muitas das alergias são reações imediatas, como por exemplo o pólen ou até mesmo picadas de insetos.

Reações de hipersensibilidade retardada- São mediadas pelos linfócitos T. Aqui, os sintomas podem demorar algumas ou horas ou até mesmo vários dias para realmente começarem a aparecer. A exposição irá levar à ativação dos linfócitos T e à subsequente produção de citocinas. 

Doenças autoimunes 

 Ocorre após uma resposta imunitária afetar as células saudáveis do próprio organismo. Alguns componentes normais acabam por ser reconhecidos como antigénios pelo próprio sistema imunitário, passando assim a ser designados de autoantigénios. Isto pode levar à ativação dos mecanismos de defesa específicos, resultando em alguns casos na produção de anticorpos contra componentes do próprio organismo, no caso autoanticorpos. Iste leva à lesão e possível destruição de células saudáveis.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora